Em relação à escolha do aparelho ortodôntico fixo, surge uma dúvida muito comum: utilizar bráquetes estéticos ou bráquetes metálicos?
As diferenças entre os bráquetes metálicos e estéticos não são apenas cor ou preço. Muitas peculiaridades e requisitos devem ser analisados na hora de considerar qual a melhor solução para cada paciente.
Por isso, além da minha opinião de mais de 15 anos atuando em Ortodontia, pra poder relatar quais são as principais diferenças entre aparelhos ortodônticos estéticos e metálicos, trouxe também uma breve pesquisa feita com meus alunos e alguns colegas.
Tipos de bráquetes ortodônticos
Os bráquetes ortodônticos são peças fixadas na coroa dental com resina composta fotopolimerizável (específica para colagem de aparelhos), que em conjunto com o fio ortodôntico, realizam o movimento dentário.
Os bráquetes são classificados de acordo com sua funcionalidade/técnica ortodôntica e tipo de material utilizado para produzir a peça.
Em relação à funcionalidade, são classificados como:
- Bráquetes convencionais: para fixar o fio ortodôntico ao bráquete, é necessário o uso de ligaduras (elásticas ou metálicas). Devido ao atrito gerado entre a ligadura e o fio, o paciente pode sentir desconforto e em alguns casos, o tratamento pode ser mais longo se comparado ao aparelho ortodôntico autoligado.
- Bráquetes autoligados: o fio é inserido no clipe de fechamento, dispensando o uso de elásticos ou ligaduras metálicas. Por não utilizar ligaduras, produzem menos atrito, proporcionando maior conforto ao paciente, intervalos maiores entre as consultas e menor tempo de tratamento clínico em relação ao modelo tradicional, além de facilitar a higienização.
- Bráquetes linguais: apresentam excelente estética, pois são fixados nas faces lingual e palatina. Devido à sua posição, podem causar desconforto em alguns pacientes.
De acordo com o tipo de material utilizado para fabricação, são classificados em:
- Bráquete metálico: produzidos em aço inoxidável, apresentam ótima resistência mecânica e excelente custo-benefício, mas não são estéticos.
- Bráquete cerâmico: possuem excelente estética, coloração semelhante ao esmalte dental e alta resistência às forças mastigatórias. Sua cor pode ser mantida a longo prazo se o paciente realizar a higiene bucal de forma adequada.
- Bráquete safira: São transparentes, altamente estéticos e apresentam excelente resistência mecânica. Também possuem estabilidade de cor se o paciente tiver bons hábitos de higiene oral.
- Bráquete de policarbonato: produzidos em resina plástica de alta resistência, foi um dos primeiros aparelhos fixos estéticos. Apresenta ótima resistência (porém menor que os demais materiais estéticos), menor estabilidade de cor e excelente custo-benefício dentro da categoria.